terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cinema

A cultura do cinema, video e televisão esteve quase sempre relacionada a conteúdos escolares, ficando em segundo plano nos roteiros de aula. O mesmo acaba acontecendo com as novas teorias e tecnologias e dscobertas históricas e científicas ou assuntos políticos que são incorporados ao cotidiano do aluno, mas que não entra na escola porque esta está presa a velhos preconceitos sobre adequação, fases cuurículos ou programas das diciplinas, o que deixa a escola em contante desatualização.
Não podemos deixar de entender que as pessoas estão sendo educadas diariamente pelas imagens e sons, asim é importante ver o cinema como objto cultural de facil assimilação porque é visto não lido ou escutado, isso explica imagens que muitas vezes impressionam muito mais que o próprio texto. esses efeitos podem ser percebidos principalmente nas pessoas que fazem parte da cultura de massa as quais não tiveram acesso a linguagem culta pois são analfabetas ou semi-alfabetizadas, reconhecendo cartazes ou propagadas de mídia, seus conhecimentos são repassados oralmente, geralmente ligados a imagens e sons.
 A oralidade não tem volta, assim como o filme não está em seu resumo, mas nos sons e  imagens que se pode dele retirar, o que mostra ao mesmo tempo como foi criada essa história e o que se pode retirar dele. As artes tradicionais trazem a assinatura de quem as fazem,mas o cinema é um produto industrial, até com um autor , mas pensado e produzido por muitas cabeças.
Assim toda nossa concepção de ver e entender  palavras oralizadas tem que se adaptar a uma nova habilidade necessária para a educação cultura voltada para a nova cultura oral de imagem e som.

Lucineide L. Ventura

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