quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A VERDADE DÓI!

O Texto de Milton de Almeida faz uma crítica extremamente positiva no sentido de falar a realidade da nossa educação na leitura de imagens e sons no cinema e na televisao denrtro ou fora da escola.
No texto o autor nao esta preocupado se vai ofender esse ou aquele "segmento" da educação popular ou escolar que é inventado por um grupo "responsável" pela impregnaçao, e que é vivida por todos nos, povo. Mostra a ilusão da escola em categorizar os produtos culturais para determinados grupos em determinada idade, enfim coisas que efetivamente nao funcionam.
O ponto mais interessante e que, portanto, mais me chamou a atenção é encontrado na página 14 e diz o seguinte: " A CULTURA DE MASSA E A ESCOLA DE MASSA COMPARTILHAM A SEGMENTAÇÃO, A SIMPLIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO, O OFICIALISMO DO PODER ECONÕMICO E ESTATAL. SÓ NAO COMPARTILHAM A COMPETITIVIDADE E O PROFISSIONALISMO".
A verdade realmente dói. Mas é apartir dessa verdade (tão óbvia) que podemos construir uma nova educação... que seja, pelo menos, páreo para o a cultura de massa também em competitividade e profissionalismo.
A educação subexiste a ponto de a cultura de massa ser mais objetiva e organizada. É isso mesmo????
Com tantas leis, projetos, diretrizes..... que regem a nossa educação.
Talvez quando a educação se admitir como um meio de aprendizagem socializado dentro do mundo sendo uma parte dele e levar em consideração todas as outras possibilidades de conhecimento, de informação. A realidade mude, pois, a escola deve ser parte do mundo e não um mundo a parte!!!!

LYZ FERREIRA COSTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário