terça-feira, 5 de outubro de 2010

COMUNICAÇÃO, MÍDIA E TECNOLOGIA DE JOSEPH STRAUBHAAR E ROBERT LAROSE

  O texto Comunicação, mídia e tecnologia de Joseph Straubhaar e Robert Larose aborda e introduz conceitos sobre uma grande realidade do nosso cotidiano, trata-se  do elevado uso dos meios de comunicação e das tecnologias de informação presente em nosso dia-a-dia.
  Hoje é impossível imaginar nossas rotinas sem a presença de um desses meios informativos seja ele um celular, um computador, uma televisão, do mais simples ao mais sofisticado,  isso só vem ressaltar a afirmação apresentada no texto citado de Joseph e Robert "que estamos vivendo em uma sociedade da informação"(J. STRAUBHAAR e R. LAROSE. pág. 2). Onde somos bombardeados por um grande número de informações num curto prazo de tempo para processá-las. Além dessa crescente exploração no meio tecnológico, os autores vem enfatizando que grandes empresas disputam corridas acirradas para inovar, criar ou modificar seus produtos acelerando ainda mais esse crescente mercado tecnológico.
  Convém aqui atentarmos para alguns problemas sociais que esses componentes trazem para nossa sociedade, como foi enfatizado por Straubhaar e Larose, principalmente no que se relaciona ao cultural, racial, dentre outros.
  Vale lembrar que os efeitos da informação benificiam mais àqueles que já se encontram em um nível social-econômico mais elevado enquanto aqueles que estão em desvantagens social sempre estarão marginalizados. É diante dessa problemática que deixo um questionamento: Até que ponto os meios de comunicação e a tecnologia da informação nos beneficiam?


JULIANA SANTOS XAVIER  

Um comentário:

  1. Os meios de comunicação e a tecnologia da informação nos beneficiam até o ponto em que o receptor da mensagem, ou seja, o individuo é capaz de interpretá-la, discernindo o conteúdo da informação a qual teve acesso. Daí a necessidade de introduzir a disciplina Educação e Tecnologia da Comunicação e da Informação, nos cursos de formação de pedagogos e demais profissionais da área educacional, bem como, de outros seguimentos profissionais da sociedade. Para que estando estes capacitados possam utilizar corretamente os recursos tecnológicos e estarem aptos para ensinarem a outros. Referindo especialmente aos Professores da Educação Básica, pois são os principais agentes no processo de formação do individuo, principalmente os marginalizados como citado acima. Os quais têm em geral seu primeiro contato com os novos recursos tecnológicos dentro da escola por intermédio dos professores. Responsáveis em promover neles o interesse pelo novo mundo da comunicação e da informação tecnológica, preparando-os assim para os primeiros passos rumo a atuação em vários seguimentos da sociedade modernizada, eletronicamente falando.
    Claudia Chalegre de Souza. 19.10.2010

    ResponderExcluir