O filme Vida Maria nos retrata uma história que talvez pensemos que não existia mais. Inicia-se contando a história de Maria José que ainda criança estava tentando aprender a escrever quando sua mãe chega e obriga a ir trabalhar. Em todo esse período Maria José vai crescendo e suas fases de vida vão sendo mostradas de acordo com suas roupas e sua própria fisionomia. Já velha mostra seus filhos dando destaque em sua única filha mulher que está como ela no início do filme aprendendo a escrever quando ela comete o mesmo erro de sua mãe e a manda trabalhar, agindo com a maior frieza. Termina então mostrando aquele velho caderno sendo folheado e mostrando o nome e desenhos de “Marias” daquela geração.
No filme Feliz Natal, a cena que assistimos mostra a curiosidade de duas crianças que ao ouvirem a mãe falar com sua filha a respeito de menstruação, ficaram interessados em saber o que significava esta palavra. Não encontrando quem pudesse esclarecer, ”pois o pai e a mãe se omitiram ao assunto”, foram até o computador e acessaram a internet, “no Google pesquisaram o tema”. Só que por ser uma linguagem bastante científica, acabaram não entendendo do mesmo jeito.
COMENTÁRIO:
Ambos os filme possuem uma realidade bem diferente. No primeiro “Vila Maria” pudemos ver a realidade dos sertões brasileiros, uma humilde casa e com vários problemas sociais existentes a fome, a seca, falta de oportunidades, enfim tudo para uma vida sem estrutura e sem esperanças de algo melhor por que mostra as gerações e todas elas com sofrimentos. O grande problema está na população que vive naquele velho regime e costume dos pais que mulher tem que ficar em casa cuidando dos afazeres domésticos e o pai na agricultura. Bem diferente dos dias de hoje, onde nos preocupamos em a cada dia buscar conhecimentos para sermos cidadãos aptos a pensar e ter um belo futuro pela frente. No filme feliz natal, vemos a imagem de um mundo moderno e globalizado, onde a linguagem é outra, a criação das crianças é diferente, ligada a tecnologia e ao acesso ao conhecimento de uma forma ampla e diversificada.
ALUNA: Karla da Silva Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário