A abordagem inicial fala sobre a convergência entre tecnologias, ressaltando os aspectos evolutivos do uso da informação em nosso cotidiano, fato este comprovado pelo uso frequente de celulares, telefones, computadores, e outros aparatos tecnológicos cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade. Sendo utilizados por todos de forma social ou profissional, temos a competitividade cada vez mais acirrada entre os produtores de mídia, que buscam assegurar sua hegemonia nos setores de comunicação. As formas de convergência entre meios de comunicação e computadores são chamadas pelos autores de supervias da informação, onde eles fazem uma analogia entre os sistemas de rodovias reais com uma rede universal onde todos podem trafegar ao mesmo tempo.
A Comunicação é o processo de troca de informação , podendo ser social ou para entretenimento. Os autores citam Scharamm,1982, que mostra que o processo de comunicação pode ser quebrado em oito componentes:
Fonte
Mensagem
Codificador
Canal
Decodificador
Receptor
Feedback (retorno)
Ruído
Um exemplo bem simples dado no texto é a sala de aula , onde o professor é a fonte e sua palestra é a mensagem. Sua voz é codificada através de sua laringe e transportada como canal de comunicação. Os alunos são os receptores, e suas perguntas são o feedback, os ruídos podem ser as conversas paralelas, portas que se abrem, celulares que tocam.
Os tipos de comunicação podem ser classificados de acordo com as categorias que a estão utilizando.
Por Número – Intrapessoal, interpessoal, pequenos grupos, grandes grupos e grupos de massa, envolvendo ou não o uso de meios eletrônicos para a transmissão de fluxo de informação. Se houver utilização dos mesmos dizemos que a comunicação é mediada.
Quando penso em algo estou tendo um tipo de comunicação intrapessoal, sem mediação. Quando escrevo um texto estou sendo mediada por um meio mecânico, quando digito algo no computador, estou sendo mediada eletronicamente.
A comunicação interpessoal é realizada através da comunicação entre duas pessoas. Tratando-se de uma conversa telefônica, há uma mediação ponto a ponto.
Mais dois tipos são relacionados, a comunicação em grupo e a em massa, que é um para muitos, com limitadas respostas da audiência.
O que o texto trata é de como estas convergência de tecnologias pode modificar o resultado final da comunicação, podendo o receptor escolher e interagir com a fonte que transmite a mensagem, sendo o feedback uma realidade mais interativa, onde a decodificação é compartilhada por milhares de receptores numa ordem espacial imediata.
Maria Angélica de Melo Rosa e Michele Santos Kohn.
Nenhum comentário:
Postar um comentário