O capítulo 1 do livo “Comunicação, Mídia e Tecnologia” apresenta a nova dinâmica dos meios de comunicação. Na sociedade contemporânea, os meios de comunicação passam a exercer uma importância fundamental no modo de vida das pessoas. Nesse sentido, os autores afirmam que estamos vivendo em uma “sociedade da informação”, isso ocorre pelos impactos que as novas tecnologias causam na vida social e econômica.
Com o surgimento da sociedade da informação, as mídias tiveram que se organizar e se adaptar em um movimento de convergência de sistemas de comunicação e tecnologias da informação com o intuito de assegurar sua própria existência. A rede digital é um exemplo. Muitas empresas observaram que o uso isolado de certos meios de comunicação como, por exemplo, o celular já não era mais rentável. Com isso, houve a necessidade de integrar outras tecnologias da informação e da comunicação em um só aparelho.
Essa mudança trouxe uma nova maneira de olhar o processo de comunicação. A visão clássica, defendida pela escola de Frankfurt, era que a comunicação só acontecia se todos os elementos estivessem presentes, tais como: Emissor, Mensagem, Codificador, Canal, Decodificador e o Receptor. Esse modelo foi utilizado por um longo período e, de certa forma, ainda é utilizado nos meios de comunicação de massa, porque não há troca de informações entre emissor e receptor, este é apenas um objeto passivo no processo de comunicação. Com a introdução das novas tecnologias da comunicação e informação, a comunicação passou a ser vista como um processo recíproco, onde há um feedback entre emissor e receptor.
Os autores defendem que no contexto atual não há um único modelo de comunicação. Esta, é classificada em diversas categorias. Dessa forma, apresentam conceitos sobre:
- Comunicação intrapessoal – é uma troca de informação consigo mesmo. Como por exemplo escrever no seu diário ou em um blog pessoal.
- Comunicação interpessoal – envolve duas ou mais pessoas. Um exemplo é a conversa de duas pelo telefone.
- Comunicação em grupo – envolver três ou mais pessoas. Nosso blog é um exemplo.
- Comunicação de massa – quando um pequeno grupo produz informação para milhares de pessoas. Ex. Jornal
- Comunicação interativa – possibilita respostas em tempo real. Ex. Mídias digitais.Essa última faz parte do que os autores defendem como revolução digital. Já que os meios de comunicação de massa tiveram que se adaptar a esse novo modelo. Um exemplo foi a inserção da televisão digital no país, saímos de um modelo analógico para um modelo digital, sendo que o uso desta ainda está restrito a uma pequena camada da população.Será que os meios de comunicação de massa conseguirão se manter nesse novo modelo de sociedade?Camila Moura e Thamisa Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário