No mundo atual as tecnologias de informação e os meios de comunicação convergem de forma tão intensa, que mesmo sem perceber somos envolvidos. Nessa sociedade de informação o que prevalece é a troca de informação, que movimenta toda a economia e as relações sociais.
Essa convergência se expandiu pelo mundo, as nações passaram a buscar redes de comunicação cada vez mais potentes, gerando uma competição entre as nações, em busca de uma economia de informação que ofereça uma infra-estrutura que dê suporte a todos os ramos econômicos.
Nem todos têm acesso a todas as tecnologias de informação e nem a todos meios de comunicação, mas de alguma forma a informação chega a esse indivíduo, mesmo que ele não participe ativamente do processo.Este processo de comunicação acontece em etapas, existe a fonte onde a informação é gerada, o codificador que transforma essa mensagem em algum formato que se adéqüe ao canal no qual será transmitido, sendo decodificado para ser entendido pelo receptor.
Há vários tipos de comunicação, com nos mesmos – intrapessoal, envolvendo duas ou mais pessoas – interpessoal, quando envolve três ou mais pessoas – em grupo, quando atinge milhares de pessoas – de massa, quando engloba pessoas de uma organização estruturada – organizacional, e quando a mensagem pode ser modificada em tempo real pelo receptor – interativa.
O meios de massa que surgiram a tempos atrás, TV, rádio, impressos e filmes, no mundo atual estão convergindo com os novos meios de comunicação, como os computadores, hoje já é possível interagir com todos as mídias com uma velocidade de alta qualidade. O conceito de “meios de massa” está se tornando obsoleto, com seus meios analógicos, diante de toda a rede de conteúdos usados nas mídias, de forma digitalizada.
Adriana Araújo e Ana Kátia
Nenhum comentário:
Postar um comentário