Sobre uma perspectiva de desenvolvimento humano e social o papel das TICs vem ganhando mais espaço na era em que vivemos da globalização. Assim como os outros meios de comunicação, a exemplo do celular, das tvs, dos vídeos, a Internet se tornou um dos recursos indispensáveis para uma melhor adaptação do homem a modernidade.
Mesmo sendo um foco de discussões de aspectos destrutivo as tecnologias da comunicação pode contribuir com o que se entende por "qualidade na educação", gerando novidades quando se há uma preocupação com os métodos de abordagem que proporcione um ensino/aprendizagem satisfatório e que atenda as necessidades da sociedade. Deve existir por parte das ações governamentais um investimento significativo para que esses recursos possa desempenhar seu fundamental papel no sistema de ensino e que todos possam usufruir do sistema tecnológico , pois acredito que o seu uso adequado pode promover uma interação entre conhecimento e socialização e contribuir no desenvolvimento dos envolvidos que estão em processo de aprendizagem. Um dos questionamentos mais comum sobre o uso das tecnologias de comunicação é: Como pode a educação preparar os indivíduos e a sociedade de forma a que eles dominem as tecnologias que permeiam crescentemente todos os setores da vida e possam tirar proveito delas?
Acredito que para atender a essa necessidade é necessário primordialmente uma qualificação por parte dos profissionais que usam essas ferramentas como metodologia de ensino, já que são bem flexíveis os recursos oferecidos pelo sistema, sem esquecer que é fundamental também uma preocupação com o que vai usar. como vai usar, para que vai usar? ou seja, que haja uma análise desses recursos para não contribuir na distorção do papel educacional, sem acelerar e nem retardar o sistema de aprendizagem e o seu desenvolvimento.
Nálison Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário