As tecnologias quando utilizadas como ferramentas que conseguem levar educação a lugares de difícil acesso, seja substituindo ferramentas tradicionais de ensino por aparatos tecnológicos, seja buscando integração de mídias com o ensino tradicional, percebe com ênfase nesse contexto que a tecnologia serve como instrumento para a aprendizagem sem influenciar de forma significativa nos paradigmas pedagógicos.
Os vídeos "Vida Maria" e "Feliz Natal" evidenciam claramente o real papel das tecnologias como ferramentas para o desenvolvimento do aprendizado, que pode quebrar as barreiras dos preconceitos com relação ao seu uso. O primeiro revela a contribuição da família como apoio a educação e suas esferas no que diz respeito a um bom aproveitamento ou não, claro acredito não temos mais dúvidas que escola e família devem andar de mãos dadas para tornarem-se promissoras no contexto educacional, e lembrando o uso do papel também foi um avanço da globalização...o processo interrompido de uma educação pode consequentemente originar um congelamento de uma vivência harmónica, de um alargamento do conhecimento e assim por diante.
O segundo vídeo coloca a valorização das mídas nesse contexto alargador para o saber, onde a disposição para melhor uso das ferramentas consegue atingir saberes que muitas vezes a família como autores desses saberes não se preocupam em passar para seus filhos, essa é a relação que se percebe nos dois vídeos, segundo minha observação, do papel que a família muitas vezes deixa de fazer ou escolhem por interromper e que as tecnologias se torna presente contribuindo no processo do desenvolvimento.
Att: Nálison Melo Silva
Nálison, também acredito que escola e família devem cooperar para o desenvolvimento da educação dos educandos. Não basta passar toda a responsabilidade da educação para a escola. No entanto, sabemos que no contexto atual a escola assume um papel cada vez maior, por conta do pouco tempo que a família dispõe para a educação dos filhos.
ResponderExcluirThamisa Rodrigues.