terça-feira, 21 de setembro de 2010

Segundo Joseph e Robert no texto Comunicação, Mídia e Tecnologia foi a partir do século XIX que começou a ser implantados novos meios de comunicação como o telefone, o telégrafo elétrico, mas foi no século XX que surgiram as novas tecnologias digitais e informatizadas que veio para atender as necessidades da massa.
Os meios de comunicação, principalmente as tecnologias digitais passaram a fazer parte do nosso cotidiano. Estamos vivendo no mundo capitalista, onde a sociedade esta voltada para era da informática.
Devido aos grandes avanços tecnológicos e a grande concorrência para liderar o mercado, as grandes empresas se esforçam para inventar novos meios de comunicação, que facilitem a vida de seus usuários, dando-lhes maior conforto e comodidade. Com isso vários países o colocaram como peça fundamental no seu processo de desenvolvimento econômico.
Os canais de comunicação no século XIX eram mínimos e universais em sua cobertura e hoje em dia há uma grande variedade, onde a transmissão via satélite tornaram canais voltados não só a pessoas especificas, mas também a locais como, as escolas, como a tv escola.
Já no texto de Lemos vimos que foi em 1964 que surgiu o primeiro satélite de comunicação, o Telstar e a grande novidade do Século XX será as novas tecnologias digitais e as redes telemáticas. E uma das ferramentas mais importante deste século foi o computador, junto com a internet, a qual possibilitou que todos comunicassem com o mundo e fossem a procura de novas informações, referentes a qualquer assunto.
As redes escolares devem tirar proveito dessa ferramenta que possibilitará impor mais ritmo e mais vida na educação. As novas tecnologias permitem que as aulas se tornem  muito mais motivadoras quer para os alunos quer para o professor.
 Segundo Moran, 1994, p.48 as tecnologias, dentro de um projeto pedagógico inovador, facilitam o processo de ensino-aprendizagem: sensibilizam para novos assuntos, trazem informações novas, diminuem a rotina, nos ligam com o mundo, com as escolas, aumentam a interação (redes eletrônicas), permitem a personalização (adaptação ao ritmo de trabalho de cada aluno) e se comunicam facilmente com o aluno, porque trazem para a sala de aula as linguagens  e meios de comunicação do dia – a – dia.


Jamile de Oliveira Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário