Utilizar-se das TIC´s em sala de aula é buscar uma aproximação entre escola-aluno, professor-aluno, aluno-aluno. É compreender que a sociedade se transforma e traz consigo novas concepções de mundo, novos olhares e novas perspectivas que devem ser acompanhadas pela escola. Não cabe mais em uma sociedade que se diz do conhecimento, deixar de se apropriar dos diferentes meios de comunicação.
Aprendemos no decorrer do curso que as crianças não chegam à escola como uma “tábula rasa”, ou seja, sem saber nada, como durante muito tempo esse discurso fora defendido. Sabemos que as crianças são introduzidas na escola com uma gama imensa de informações e saberes que, em sua maior parte, estão relacionados aos meios de comunicação, em especial aos meios de comunicação de massa, onde o acesso é, em geral, mais difundido.
Dificilmente encontramos relatos de crianças que não tenham acesso a algum meio de comunicação, até em comunidades rurais mais distantes, há a presença ao menos de um aparelho de rádio. Na sociedade urbana é quase que inconcebível que as crianças não estejam mergulhadas no mundo da tecnologia.
O fato de as TIC´s não serem instrumentos pedagógicos em sala de aula e, quando usados não possuírem intencionalidade pedagógica no sentido de contribuir no processo de ensino/aprendizagem, está relacionado à concepção política do educador e da escola. Um projeto pedagógico que contempla o uso das tecnologias como subsídio para o trabalho do professor, não só acredita no potencial que elas têm a oferecer, como também na capacidade de interação cada vez maior entre professores e alunos que as tecnologias podem proporcionar.
Um exemplo clássico da utilização do uso de tecnologias em sala de aula é o celular. Inúmeras escolas proíbem e punem o uso do celular em sala. Quando na verdade, a escola deveria aproveitar os recursos que existem no celular com objetivos pedagógicos claros que levem os alunos a pensar que o celular é um instrumento de aprendizagem, assim como um livro, um caderno, etc. Se formos observar a quantidade de funções que existem nos celulares dos nossos alunos, poderíamos encontrar métodos de ensino a partir de uma função do celular, como por exemplo, fazer um registro fotográfico de um tema trabalhado em sala pelo professor.
O que Joseph Straubhaar e Robert LaRose apresentam no texto “ a nova dinâmica dos meios de comunicação” é demonstrar os processos de transformações ocorridos nos meios de comunicação, de que forma eles chegaram às nossas vidas e quais são as expectativas para o futuro.
Penso que o aparecimento da internet fez com que o modo de se pensar a comunicação se modificasse. A tendência é que os meios de comunicação de massa, ou como os autores classificam em One-way, percam cada vez mais espaço para a comunicação two-way, presente na internet. Nos meios de comunicação de massa, o indivíduo é mero espectador, já na internet, o indivíduo participa como sujeito ativo no processo de comunicação.
O papel da escola é perceber essas mudanças e fornecer meios para que os alunos se interessem pelos conteúdos a partir da utilização das TIC´s.
Thamisa Rodrigues.
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