terça-feira, 21 de setembro de 2010

O Conhecimento a um clique de distância

Não é novidade que a tecnologia e a internet tem contribuido muito para que o conhecimento não fique somente guardado nas estantes das bibliotecas. No entanto, esse saber à disposição não terá utilidade se não soubermos como acessá-lo. Desenvolver as habilidades de pesquisa nos estudadantes é um dos grandes desafios do professor atualmente.

Especialmente no âmbito escolar, a informática tem mudado bastante a forma como interagimos com o conhecimento. O professor deixou de ser aquele que articula os saberes, fazendo com que o aluno relacione fatos e consiga construir sua opinião atraves do senso crítico. O educador deve ser aquele que está disposto a ajudar o estudante a trabalhar em grupo e a construir seus próprios conhecimento, como disse Piaget.
Diante dessa nova realidade, faz-se cada vez mais necessária a busca por capacitações e aperfeiçoamento para que nos apropriemos do mundo digital e, consequentemente, para que o aprendizado, atraves das tecnologias de informação e comunicação (TICs) seja efetivo e traga bons resultados para o âmbito escolar.
A conexão com os acontecimentos contribui muito para o aprendizado, pois, atraves de um clique, podemos saber o que acontece no mundo todo em fração de segundos.
A internet é um vasto mundo, tem tanto conteúdos positivos quanto negativos. Se o professor e os alunos não se ajudarem, poderão se perder, pois ainda não estamos acostumados ao tipo de leitura que é feito em meios digitais. Em um livro, a leitura é linaer, ou seja, viramos as páginas em sequencia e lemos. Dificilmente conseguiremos entender a história se pularmos alguns capítulos, porque há ligação entre as partes.
Na internet é bem diferente: estamos em um site e, durante a leitura, há um link. Se clicarmos nesse link, vamos parar em outro site, que pode não ter nada haver com aquele texto inicial. é a chamada leitura não linear ou, como Pierre Lévy disse, um texto caleidoscópico, móvel, que gira e se descobre à nossa frente. Esse texto em que se agregam conjuntos de informação na forma de imagens, palavras ou sons, cujo o acesso se dá por links, é conhecido como hipertexto. Trabalhar com esse formato, hoje em dia, é fundamental na formação do aluno.

Autoria: Patrícia Lopes Pinto da Silva. Revista Construir Notícias, ano 9, Julho/Agosto 2010.
ALUNA: Laodice Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário