As tecnologias conquistaram um grande espaço na sociedade, se pararmos para refletir perceberemos que gastamos a maior parte de nossos dias fazendo uso delas. Hoje, vivemos o que se chama sociedade da informação, ou seja, sociedade na qual a troca de informação é tida como atividade econômica e social predominante.
O que contribuiu de forma decisiva para a dinâmica dos meios de comunicação foi a convergência dos sistemas de comunicação e tecnologia da informação e o crescimento de redes integradas que possibilitaram carregar a informação digital passível de leitura por computadores.
Diante desse contexto, tanto os países ricos quanto os pobres reconhecem o poder que as novas tecnologias da informação têm para o desenvolvimento do mundo globalizado. Tendo em vista que os que dominam a informação, tendem a manipular a economia.
Segundo Straubhar e Larose, na modernidade as nações lutam para ter controle da instalação de redes de comunicação, assim como, disputaram o poderio mundial na corrida armamentista.
O uso das tecnologias da informação apesar de ser uma mudança de fundamental importância na vida das pessoas reflete um paradoxo. De um lado temos uma mudança cheia de oportunidades e de outro a exposição aos perigos que este pode oferecer.
Bruna dos Santos
Patrícia Dantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário