segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Na aula do dia 21/09/2010 tivemos uma discussão sobre a leitura do texto de André Lemos (2002). Com base na reflexão sobre o conteúdo presente no texto, o Prof. Zé Mário apresentou 2 filmes para que pudéssemos refletir e relacionar o conteúdo presente neles com os conceitos apresentados por André Lemos.
Em "Feliz Natal", o garotinho pede para que a mãe explique para ele o que é menstruação, mas a mãe se recusa a responder passando a pergunta para o pai. O garotinho então pergunta ao pai e este prefere não responder. Com isso, o garotinho, com a ajuda do amigo, recorre à internet para obter alguma resposta para sua dúvida. Obtém uma resposta científica sobre o que é menstruação, mas continua sem entender muito bem o que seria esse fenômeno.
Em "Vida Maria", somos convidados a pensar sobre a falta de estímulo à educação e sobre como esta influencia em todo o ciclo de vida das Marias. Nesse sentido, a falta de um elemento fundamental para a transformação social - a educação - não teve lugar no contexto social em questão, fazendo com que a história se repetisse várias vezes.

Feliz Natal oferece um questionamento já levantado em outras discussões que fizemos aqui no blog. O papel da tecnologia é importante do ponto de vista educacional na medida em que sabemos utilizar dela para auxiliar o processo de ensino/aprendizagem. O garotinho do filme tinha acesso à tecnologia, mas não teve um suporte de uma pessoa que pudesse explorar a informação que ele encontrou na internet. Com isso, ele continuou com a mesma dúvida inicial. Esse fato confirma que não basta introduzir materiais de última geração para que ocorra o aprendizado.

Vida Maria mostra que se não apresentarmos as possibilidades educacionais da tecnologia para nossas crianças, continuaremos com o ciclo de uma educação precária, que não ensina os alunos a pensar criticamente e de forma autônoma. O papel do educador, nesse sentido, é de permitir com que os alunos ampliem e explorem suas curiosidades.

Thamisa Rodrigues.

5 comentários:

  1. Colega,você exagerou em chamar "mestruação" de "fenômeno".
    Por favor explique-se.

    Luciana Alves

    ResponderExcluir
  2. Menstruação
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa

    Ciclo menstrual.Menstruação é o fenômeno fisiológico do período fértil da mulher, que ocorre caso não se dê a fecundação do ovócito II, permitindo a eliminação periódica através da vagina, do endométrio uterino (ou mucosa uterina). Neste processo dá-se o rompimento de alguns vasos sanguíneos o que leva a que ocorra também uma “pequena” hemorragia. O óvulo não é eliminado juntamente com o endométrio, ele permanece na tuba uterina e se degenera após um tempo se esse não for fecundado. Em condições normais e não havendo nada que impeça os ciclos femininos, este fenómeno ocorre em média de 28 em 28 dias e tem uma duração de entre 3 a 5 dias.

    Maria Angélica de Melo Rosa

    ResponderExcluir
  3. Thamisa, então as gerações anteriores que não tiveram acesso às Novas Tecnologias da Informação não pensaram criticamente e de forma autônoma ?

    Patrícia Dantas

    ResponderExcluir
  4. Patrícia, claro que não acredito que as gerações anteriores não pensavam de forma autônoma pela falta do uso das novas tecnologias da informação. O que questiono é a negação do uso delas no contexto da sociedade contemporânea. Acredito que seria "remar contra a maré". E se a escola não perceber que os alunos já não são mais os mesmos das gerações anteriores, ela estará, a meu ver, fadada ao fracasso.

    Thamisa Rodrigues.

    ResponderExcluir
  5. OI, Thamisa fiz a leitura de sua postagem, e considerei muito importante quando vc relata que no filme Feliz Natal que o garoto teve acesso as tecnologias, mas não teve suporte de alguem que pudesse explicar melhor o tema para que realmente pudesse tirar a sua dúvida . Thamisa vc foi feliz nos aspectos comentados. Um abraço, GENILMA OLIVEIRA

    ResponderExcluir