terça-feira, 21 de setembro de 2010

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

A sociedade ao longo dos anos, vive uma eterna mudança em seus aspectos económicos, políticos e sociais. E com isso ,  observamos também outra mudança. Vemos ,a tecnologia ganhar cada vez mais espaço no mundo. Por isso, é preciso também, mudar as formas de ensino e aprendizagem, colocando esses meios tecnológicos, como fatores importantes para educação.
Contudo, a escola com o surgimento dessas novas tecnologias, não pode isolar a criança do mundo em que vive, e sim explorar esses artifícios da melhor maneira possível, pois é através da interação e da comunicação de uma criança com a outra , que ela cria situações concretas e imaginárias, as quais contribuem para a construção de elementos educacionais que são próprios de seu contexto cultural.
Apartir desse pensamento, é preciso que os responsáveis pela educação, use de maneira consciente essas novas tecnologias, com a finalidade de fazer com que os alunos( as crianças) , transformem as informações obtidas, em um conhecimento que é necessário para seu desenvolvimento escolar.Bem como, que exista escolas bem estruturadas , alem de professores capacitados e  cada vez mais,  aliados na busca por por uma junção entre essas novas tecnologias, a teoria e a prática educacional. Visando dessa forma , respeitar as experiências já vividas pelas crianças, tornando-as , descobridoras, transformadoras e produtoras de um conhecimento que é  cada vez mais, necessário para superar o desafio da reprodução escolar e do tradicionalismo educacional.Favorecendo com isso , seu próprio desenvolvimento intelectual, o desenvolvimento da   educação e , consequentemente, da sociedade.

GIVALDO SANTOS MELO

Um comentário:

  1. Concordo com você que as tecnologias são importantes no processo de ensino e aprendizagem, mas também me preocupa como deve ser esse processo de informatização global. As famílias e os educadores precisam dá uma boa orientação aos novos usuários destas novas tecnologias. As crianças e os adolescentes precisam saber usufruir o que há de melhor nesses recursos. Outra questão preocupante é a alienação que esses jovens veem tendo com esses meios, deixando de ter o contato físico com os outros indivíduos, se isolando em um mundo virtual. As pessoas, em especial, as crianças precisam de espaços diversos para o lazer e a descoberta do meio que as cercam. Para formação do caráter do indivíduo existem hoje diversos paradigmas, que é preciso ter muito cuidado, quando falamos em levar essas tecnologias para as crianças e adolescentes, pois elas são ferramenta auxiliares para o desenvolvimento educacional também no espaço escolar.

    Simone Valéria

    ResponderExcluir